Recursos
 

Estes são os recursos cadastrados até o momento:

Equipamento Tipo de Análise Explicação
DSA100 – Drop Shape Analysis System Módulos para medidas de Reologia Superficial – DS3266 e para medidas de tensão interfacial e superficial e ângulo de contato – DSA100. Medidas de ângulo de contato em gotas de líquidos imersos em uma fase líquida ou gasosa; medidas de tensão interfacial e superficial de uma gota pendente em uma fase líquida ou gasosa; medidas de tensão interfacial e superficial a altas pressões, avaliação da imagem de uma gota digitalizada por vários métodos; cálculo da energia superficial de um sólido por vários métodos
Reômetro ARES (Advanced Rheometric Expansion System) Determinação de viscosidade e demais propriedades reológicas usando diversas geometrias e tipos de teste. Aceita amostras em estado líquido e sólido (gelificado). Espectrômetro que submete a amostra a deformações tanto dinâmicas (sinusoidal) quanto estacionárias e mede o torque resultante dissipado pela amostra (a deformação é aplicada pelo motor e o torque é medido pelo transdutor). Conta com três sistemas de aquecimento: forno de convecção forçada (temperatura ambiente até 600°C), banho (-10°C até 150°C) e peltier (-30°C até 150°C).
NIR Espectroscopia de Infra-vermelho Próximo. Análises de composição de misturas complexas. Análises de tamanhos e morfologia de emulsões e suspensões. Através de uma faixa do espectro de radiação eletromagnética, pode-se analisar constituintes do material, sem danificar ou preparar a amostra.
Sistema Digital de Radiografia Faxitron Modelo MX20-DC 12 Radiografia digital Equipamento previsto no Projeto da CAV.
Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC) Análises de açúcares e álcoois O equipamento é composto por uma bomba isocrática, forno, coluna para carboidratos e índice de refração (detector). Este equipamento, com os acessórios mencionados, é utilizado para quantificar açúcares (glicose, frutose, sacarose, etc) e álcoois (etanol, sorbitol, manitol, etc).